sábado, 26 de novembro de 2016

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA


                 DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA
CPESF
2 ANO EV
ALUNOS: CRISLAINE BALBINO,THAÍS KELLY, DANIELA MARLY, NATHALIA SILVA, MICAELE PEREIRA.


RESUMO: O artigo que irá ser abordado relata sobre a discriminação religiosa um assunto muito polêmico em nossa sociedade, a religião por sua vez é de intensa importância para os seres humanos, ela pode ser manifestada de diferentes formas.
             Muitas religiões possuem pensamentos e culturas diferentes, dessa maneira algumas delas são discriminadas’’ julgamos o que vemos e não o que conhecemos’’ A princípio mostra-se uma importante função direta para soluções mais justas e tolerantes.

PALAVRA CHAVE: Religião-Sociedade-Cultura-Discriminação Religiosa



INTRODUÇÃO
      O Brasil é um pais de posição neutra no campo religioso tendo como objetivo e principio a imparcialidade em assuntos religiosos, sendo que se podemos ter o direito de escolha para seguir a religião que se identifica. O Brasil em si ele é um pais que não tem uma religião especifica, mas dentro deste território existem varias opções na questão de religião.
     A discriminação é um conjunto de atitudes ofensivas a um grupo de diferentes crenças religiosas, fazendo com que essa atitude possa se torna uma perseguição a um determinado grupo destruindo a liberdade. Desde 2011 o disque 100 que é o (disque de direitos humanos) atingiram o maior aumento de denúncias de discriminação religiosa sendo isto um absurdo, e preciso levar em conta também que quando se trata de conflitos de crenças, a arrogância, prepotência, a incapacidade de compreender e de aceitar o diferente assumem proporções, mas agressivas, a raiz de tudo isso e o orgulho e o egoísmo, isto tudo fica aliado ao fanatismo da exclusividade.
    Mesmo tendo a liberdade de escolha ainda existe discriminação por parte de religião isto se assegura a uma liberdade de opinião religiosa sendo isso feito de forma que não haja a falta de desrespeito ao grupo religioso.
    Em pleno século XXI a discriminação religiosa continua muito intensa, agindo como se fossem adversárias. Grande parte das pessoas que sofrem com a discriminação elas também as comete, de forma com que possa aliviar o preconceito sofrido, sendo que isto só agrava mais este problema.
   Discriminação significa fazer distinção. A Discriminação religiosa consiste em tratar um individuo de maneira diferente por conta da escolha religiosa dele.

DESENVOLVIMENTO

UMA DAS CINCO RELIGIÕES QUE SOFREM COM DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA, E COMO ELAS LIDAR COM ISTO?

1.    RELIGIÃO ESPIRITA: A discriminação religiosa contra o espiritismo é oficial por parte de algumas sociedades religiosa, o espiritismo frente às outras religiões não se coloca como a religião do futuro, mas o futuro das religiões.
         A Proposta espirita e tratar a fé cristã racionalmente, portanto propõe a exposição e não a imposição nem sempre o problema é a religião em si, O comportamento rígido embutido historicamente nas religiões e algumas agremiações, alimentam esses equívocos de mentalidade.
        A religião espirita ela tem como objetivo de uma religião consoladora a doutrina espirita ela nos esclarece que (antes de sermos homens ou mulheres, brancos ou negros, americanos ou Brasileiros somos espiritas criados por Deus) E natural da pessoa preconceituosa julgar o que ela não conhece.

2.    RELIGIÃO CATOLICA: De acordo com pesquisas os católicos sofrem intolerância religiosa, por sua fé ou seja, acredita em imagens e santos de barro, que para eles e algo muito importante como a nossa senhora, São Cosme e daminhão, Aparecida entre outros. Por mais que os católicos sofram, por preconceito religioso a igreja católica e uma das mais frequentada em todo Brasil.
       Os católicos defendem que as pessoas tenha seu livre arbitro, para decide em que congregação os fiéis querem seguir, com sua fé seguindo seus próprios passos. Pois na constituição federal diz, que as pessoas tenham direito de escolha religiosas. A igreja católica e uma igreja do cristianismo embora muitas igreja do cristianismo fazem e critica os fieis católicos  por sua crença embora todas nasceram do cristianismo  já nascendo uma grande intolerância religiosa a parte do começo, por que  além das igrejas do cristianismo se unir para tentar acabar com o preconceito, o preconceito já esta dentro do cristianismo igrejas com as mesmas raízes uma discriminando a outra. Para os católicos isso ocorre por conta de falta de informações de não se aprofundar e pesquisar, por que a fé deles são assim, mais além de procura informações eles já começam a descriminar, e a criticar a fé daqueles que acreditam, pois cada um tem sua fé, e a fé de ninguém é igual a dos outros, por conta disso ocorre o preconceito religioso contra os católicos.

3.      CRISTIANISMO: Mesmo com grande diversidade de religiões o cristianismo anela sim é a religião mais perseguida ‘’Numa pesquisa feita no reino unido, 74% dos entrevistados consideram que há mais discriminação negativa contra os cristãos do que conta pessoas de outras crenças’’. Os cristãos sofre discriminação e são perseguidos por causa de sua fé, por eles crerem em um único Deus (Jesus Cristo), os muçulmanos são os que mais perseguem os cristãos ‘’ dos 25 países que, mas perseguem os cristãos 18 são mulçumanos ‘’ Os cristãos em sua maioria são torturados discriminados, humilhados, acusados e levados para pena de morte. As pessoas que fazem parte do cristianismo são discriminadas por se considerar diferente em suas formas de seguir sua religião.

4.    ISLAMISMO: O islamismo é conhecido pela sociedade, como religião violenta cheia de pessoas fanáticas e ignorantes, por conta do terrorismo. Porém nem todo islâmico e terrorista, a uma grande diferença, pois os terroristas fazem parte de um grupo fundamentalista que tem em suas normas seguir o alcorão a religião em si não aceita e nem apoia o terrorismo.
   A religião islâmica é uma religião como outra qualquer, prega a boa convivência em meio a sociedade acreditam em ala e seguem os ensinamentos do alcorão, a sociedade por pura ignorância e total desconhecimento da religião acredita que todo estado islâmico é terrorista. Toda intolerância e repudio começou no dia 11 de setembro de 2001 no atentado as torres gêmeas, organizado por um grupo fundamentalista ‘’sunita ao alqaesa, amando de Osana Bin Laden’’, vale ressaltar que os terroristas que dizem seguir a religião islâmica dando a entender que são ensinamentos para violência, querem por a culpa de seus atos no alcorão, por conta desse atentado feito pelos grupos fundamentalista, acaba sujando toda religião islâmica, a sociedade não procura informações da religião por não ser uma religião de raiz Brasileira. Toda ignorância acaba gerando uma islamofobia que o ódio e total repudio pela religião islâmica, a mídia tem grande influencia, pois só mostra o lado dos atentados e não o que realmente é.

5.    CANDOMBLÉ: O candomblé é uma religião de origem africana que se espalhou por todo mundo. O candomblé não tem nenhuma ligação direta com umbanda religião também afro-americana.
    O candomblecistas sofrem perseguições e preconceitos desde de que o candomblé foi dada como religião, e eles se manifestam das formas que podem tentando lidar com quem não possuem a capacidade de compreender as escolhas alheias. Essa discriminação ela ocorre quando fazem uma imagem negativa, de feitiço, coisa mal-feita e a relação com o diabo que faz parte do imaginário das pessoas.
                 Depois de muito luta por seu espaço, a liberdade sendo que não tinham, o apoio do governo e o preconceito da igreja católica o candomblé se alastrou por quatro séculos depois do fim da escravidão em 1888.

CONCLUSÃO: A discriminação religiosa é um conjunto de atitudes e ideologias ofensivas á diferentes crenças e religião, em alguns casos isto se torna uma perseguição.
       Em virtude do que foi mencionado e imprescindível que todos se conscientize que não há diferença entre religião sendo que a mesma prega a boa convivência, o respeito, o amor ao próximo, em meio a sociedade, porém não á essa humanização em nosso meio pôs as pessoas que são adeptos a algumas religiões crer que só sua fé é verdadeira e repudia as outras de forma preconceituosa se os seguidores de tais religião seguisse corretamente seus ensinamentos de forma consciente não haveria essa ignorância religiosa que vivemos hoje em dia.
         E comprovado e vai nos informa o cenco do IBGE que no Brasil existem varias religiões como tais, Católicos 64,6%, Evangelicos,22,2%, Espiritismo 2,2%, religiões africanas 0,03%.
        O Brasil ele tem uma extrema liberdade e não sabemos aproveitar esta oportunidade, em vez disto discriminamos e achamos que isto está correto, pois pensamos que só a nossa opinião é que vale e o nosso bem está, e esquecemos do outro lado da moeda, existem pessoas de suas determinadas religiões que sofrem com este preconceito, se fossemos mais unidos e juntássemos as mãos contra esta discriminação seria mais felizes, trazendo para uma sociedade um pouco mais de liberdade. Por mais que tenhamos essa liberdade de escolha ainda em pleno século XXI querem discrimina a nossa liberdade e esquecemos que todos somos um só, sem preconceito, sem discriminação religiosa. (discriminação religiosa é crime! Respeite adversidade).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!