sexta-feira, 25 de novembro de 2016

RACISMO NO BRASIL DEMOCRACIA RACIAL

CEPESF
2 ANO EV
PROFESSOR: YURI OLIVEIRA
COMPONENTE : RAILANE PEREIRA DOS SANTOS

RESUMO: O presente trabalho vem com o total objetivo de trazes informações com relação aos temas. O racismo no Brasil e a Democracia Racial. Com lutas, conquistas e até mesmo sofrimentos passados e atuais.

PALAVRAS CHAVES: Racismo no Brasil, Democracia Racial, preconceito e negros.

1-INTRODUÇÃO: RACISMO NO BRASIL

Racismo é uma atitude ou pensamento de apartar as raças humanas pelo fato de acharem ter um nível superior a outras pessoas.
O racismo no Brasil tem momentos marcantes, como a liberdade dos negros e escravos, só que mesmo após esse acontecimento não deixaram de passar por momentos ruins. Pois não foram totalmente acolhidos pela economia, e pelo fato de não terem tido apoio do Estado, vários negros passaram por dificuldades após o momento de libertação.
Outra coisa que aconteceu foi a ideologia do branqueamento, que ajudou a dar facilidade a imigrantes entrarem em terras brasileiras. Essa ideologia era apoiada pelo governo.
Essa forma de clareamento, conhecida também como mestiçagem, cresceu de uma forma enorme na sociedade do Brasil. Aproximadamente no século XX, dessa forma os negros foram deixando de lado as suas verdadeiras culturas vinda da África e acabou os tornando sem conhecimentos de sua própria origem.
No Brasil existe uma grande miscigenação de raças, o ato de racismo talvez não tenha tanta evidência para algumas pessoas, mais nunca deixa de estar presente no cotidiano.
 Muitas pessoas dão valor a superioridades raciais que chegam até a acrescentar serem livres de defeitos, e que poderiam comandar o mundo. Como de exemplo a época da escravidão em que os negros viviam em um grande sofrimento, trabalhavam sem parar e ainda eram vendidos como se na verdade nem fosse seres humanos, e em muitas vezes eram mortos.
Em meio a tudo isso podemos perceber a forma com que o racismo infelizmente fez parte da história do Brasil e a maneira terrível com que vários grupos sofriam.
Uma enorme parte dos negros na época do branqueamento achavam melhor fazer a escolha de casar-se com mulheres de pelo mais clara, com o pensamento de seus filhos sofrem um pouco menos com o racismo diário, pois na maioria das vezes o negro de pele clara era mais aceito que o negro de pele escura.
Na tentativa de fazer a eliminação do racismo, ou seja tentar acabar com sua existência, foi criada uma lei  em 1951 para atender a necessidade de muitas pessoas que sofriam diariamente com o racismo. O nome da lei foi "Afonso Arinos" bem após a criação Federal na época de 1988, número da lei °7716, em 5 de janeiro de 1989 e foi tornando de forma corretíssima do racismo um crime.
A todos os dias no Brasil o racismo mata pessoas. Pessoas agem sem ao menos pensarem, pois na verdade o preconceito já está construindo na mentalidade do povo brasileiro. Tudo leva que uma parte das pessoas pensem nos negros de uma maneira muito negativa e acabem criando um pensamento achando que eles devem ser afastados, ou seja excluídos do meio social.
O racismo é um problema muito grande na sociedade, na econômica e também na saúde. Pois a partir do momento em que acontece eliminações de pessoas negras e as tiram a oportunidade de mostrarem seus talentos, todo o Brasil perde, pois eles poderiam estar trabalhando e fazendo uma grande contribuição na econômica do País e ajudando com sua força.
Existe um número imenso de Jovens negros mortos no Brasil, cerca de 70 mil por cada ano em nosso País. Com tudo isso só nos faz ter mais certeza e só faz provar ainda mais um grandioso sistema de desigualdade racial. Pode ocorrer também de formas mais leves, que muitas vezes a própria pessoa nem percebe a agressão. Pode ser com palavras de baixo calão, até mesmo o agressor evitar ter um contato físico e também piadas  maldosas. A realidade é que racismo sem dúvidas existe e de várias formas e em diferentes ambientes.
O racismo no Brasil vem a cada dia mais se expandindo, um grande problema desta época que veio a muitos anos desde a época colonia.
Quando falamos em racismo o primeiro pensamento que nos vem a cabeça é de contra os negros, na verdade racismo é um preconceito ligado a diferença de raças das pessoas. O preconceito pode ser contra índios, mulatos, negros ou até mesmo os brancos, que permanecem em partes de raças diferentes. Pelo fato de terem uma enorme história de sofrimento, quando falamos sobre preconceito os primeiros a serem lembrados são os negros.
A partir do momento em que uma pessoa vivência o racismo causa várias sequelas que são difíceis de serem esquecidas.
O racismo tem várias origens, muitas pessoas já nascem ao ouvir pessoas que se acham melhores que determinadas raças criticando e até mesmo humilhando pessoas. Não tem muita importância a forma com que o racismo passou a crescer na vida de cada uma pessoa, mas a partir do momento em que é provado não podemos esquecer de lembrar que racismo é crime! Com pena de prisão de até 3 anos.



2-DEMOCRACIA RACIAL

Democracia Racial mais conhecido como um termo utilizado para descrever as relações raciais no Brasil.
Esse termo é na verdade apenas uma crença para dizer que os brasileiros conseguiram escapar do racismo e assim também de toda discriminação racial e aproveitar para mostrar a outros países que conseguiu também conquistar a Democracia como o Estados Unidos.
Uma parte muito grande dos brasileiros se dizem não fazerem parte dos que agem com a descriminação racial, dizem não darem oportunidades baseando-se na raça.
Até agora Democracia Racial é apenas uma maneira para desmistificar mesmo uma grande parte afirme não serem preconceituosos, falam que no meio das pessoas que conhecem tem sempre alguém preconceituoso. A Democracia Racial é um sonho e objetivo que ainda está um pouco longe de ser alcançado. A Democracia Racial da idéia de que toda a nação brasileira tem as mesmas condições, ou seja de uma plena igualdade, como a grande diferença em cultura e que nossa sociedade e totalmente livre de Descriminação Racial.
Acreditam que a Democracia Racial no país é prevalecido pelo fato de ser muito diversificado com várias culturas existentes no país. A verdade é que mesmo com todo o crescimento com base nas políticas públicas em busca de melhorias na igualdade racial, ainda existe um grande preconceito.
A verdadeira Democracia Racial é totalmente com base na aceitação, com a harmonia entre todos e com a inexistência de preconceitos raciais. A escravidão no Brasil começou a ser conhecida e mais estudada com seriedade, ênfase e importância ao tema na década de 1930. A partir desse momento até a década de 1980, passou a ter uma quantidade de pessoas querendo estudar sobre o assunto Democracia Racial. Depois de grandes estudos sobre a formação da sociedade brasileira, fala de como era as relações na época escravidão dentro do engenho, dirigindo-se demostrando bondade e boa vontade e assim criando a mentira sobre a Democracia Racial. Na época negros e brancos eram duas partes com sentimentos semelhantes que crescem reciprocamente com  valores e diversos conhecimentos, vários escravos que já viviam durante muito tempo em casas de patrões e viviam como se fossem da família, comiam no mesma mesa, acompanhavam os patrões em passeios. A participação negra na história do Brasil sérvio como um suporte importante para alcançar a colonização portuguesa. O mito da Democracia Racial é o plano de que teria no Brasil, diferente de outros países como Estados Unidos uma boa convivência entre os habitantes.
Uma coisa que incomoda muito é pensar que o país em que habita mais de 97 milhões de pessoas de pele escura, levem em sua história de vida tanto sofrimento e dor. Nos séculos XVl e XlV, praticamente 12 milhões de pessoas vindas da África, ou seja Africanos, trazidos para as Américas e escravizados. No estão 4,5 milhões acabaram vindo para o Brasil. Davam vários passeios para esquecerem de onde vieram, o que passaram e acabando ignorantes sem saberem da própria história de vida. A partir de tudo isso passaram a ser tratados como objetos.
Aproximadamente de 1930, ocorreu algumas mudanças,  muitos passaram a dar valor a algumas coisas da cultura negra, como o dança, ritmos como samba, algumas vestes, penteados como a trança, e até mesmo a Umbanda por juntar tradições sem chegar a ter a perda das raízes vinda da África.
Dessa forma os negros acabaram se tornando considerados símbolos e sem ao menos perceberem caindo no jogo de poder.
Democracia Racial é um mito que foi criado para ocultar a realidade que é a falta de oportunidades. A realidade é que as verdadeiras culturas do Brasil nasceram nos terreiros de candomblé. Mas só dão uma importância maior a momentos dramáticos. Um exemplo que podemos usar é a escolha do samba, onde a beleza negra está exposta na mais conhecida como "mulata" que é a negra de pele um pouco mais clara, que na maioria das vezes pela pigmentação da sua pele acaba sendo a negra mais aceita que a negra de pele mais escura. Na grande maioria das vezes a mulher considerada para um homem "branco" casar-se é a "branca", a mulata mulher do corpo mais avantajado, conhecida como mulher para passar apenas uma noite e não para manter um relacionamento sério
Desde 1989 ao momento em que vivemos hoje, o Brasil passa por uma mudança na maneira de interpretar o que realmente é ser uma pessoa de fato negra, conhecido como Negro Unificado e mostra a realidade de que são as faltas de oportunidades e todo o racismo existente.
O principal objetivo do movimento era lutar pela oportunidade que ainda não avia sido alcançadas.
Hoje em dia o país passa por uma fase de reconhecer o significado de realmente saber o que é ser negro, além de só terem apenas a pele de cor escura, mais saber também de toda sua cultura e ao conhecer terem orgulho de todos os conhecimentos sobre suas tradições Africanas. Uma das coisas que podemos ver com mais facilidade sobre toda a nossa negritude são os cabelos, serve como uma verdadeiro orgulho e uma forma de reconhecermos toda a nossa herança negra.
Ultimamente o que mais vemos é pessoas vestindo- se como negros, tentando agir como negros agem. Estar na moda ser negro.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

SITES PESQUISADOS: http://racismo-no-brasil.info/ http://negros-no-brasil.info/racismo-no-brasil.html https://www.todamateria.com.br/racismo-no-brasil/ http://www.infoescola.com/sociologia/democracia-racial/ http://brasilescola.uol.com.br/historia/democracia-racial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!